»
»
»
Yorkshire

GUIA DE RAÇAS
Yorkshire

Neste guia você vai encontrar:

Gigante em um corpo pequeno

CBKC - Grupo 03 (toys)

Os Yorks são cães agitados, sociáveis e apaixonados por seus tutores!

É muito simples reconhecer o Yorkshire: de porte pequeno; pelagem longa e reta; olhos escuros brilhantes; com orelhas eretas pequenas e pontudas, e também muito enérgico. Com todas as características somadas, não restam dúvidas: você está diante — ou correndo atrás — de um Yorkshire Terrier.

A palavra “preguiça” não existe no dia a dia desse cãozinho. Para ele, toda hora é hora de brincar, principalmente com o tutor, agindo como uma sombra e exigindo total atenção a todo momento. Pequeno, o Yorkshire Terrier adora explorar buracos atrás de novidades, fazendo valer suas origens de cão caçador.

Condição física

O cachorro da raça Yorkshire é esportivo, apesar de ser uma das principais escolhas de moradores de apartamento. Portanto, mesmo com pouco espaço em casa, espere ter correria por todos os lados com um pequeno desses à solta.

Mesmo que se adapte rápido e adore ter um lar para chamar de seu, o cachorro Yorkshire prefere a companhia do seu tutor. Isso vale para um passeio na rua ou brincadeiras, como jogar a bolinha para eles buscarem. Ficar deitado durante um longo período no colo não o deixa muito feliz.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Yorkshire

Média de Altura

Média de altura do Yorkshire

Média de Peso

Média de peso do Yorkshire

Nível de Fofura

Nível de fofura do Yorkshire

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Destaques e curiosidades

Se ter um filhote de Yorkshire está nos seus planos, não espere que o cãozinho seja o guardião da sua casa. O pet está muito mais para companheiro, e foi assim que ele se tornou popular entre os seus tutores em todo o mundo. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre a raça!

Apesar de nunca ter aparecido como protagonista, o cão Yorkshire já esteve presente nas telinhas em filmes, como: High School Musical 2, Entrando numa Fria Maior Ainda, Cinderela em Paris e Um Peixe chamado Wanda. A raça também é comparada ao personagem de Star Wars, Chewbacca, da espécie ficcional Wookie!

Muito conhecido mundialmente, o Yorkshire está entre as dez raças mais populares do mundo. Aqui no Brasil, o cãozinho de pelos lisos e longos se tornou popular em meados da década de 90.

A cadela Yorkie, Pasha, era um dos xodós da família Nixon, e costumava frequentar a Casa Branca durante o governo do ex-presidente norte-americano. Entre as celebridades, a cantora, dançarina e atriz estadunidense Britney Spears e as atrizes Audrey Hepburn e Joan Rivers também tiveram cãezinhos da raça.

Yorkshire guia raças

A História do Yorkshire

Origem

Considerado “novo”, o Yorkshire surgiu no Reino Unido no século 19. Operários escoceses realizavam caças com um pequeno Terrier, às margens do rio Clyde. E, quando partiram à Inglaterra durante a Revolução Industrial, os cãezinhos foram levados juntos. Essa região, ao norte da Inglaterra, é indicada como o local de origem do surgimento da raça.

Migração

A chegada do Yorkshire nas cidades de Manchester, York e Leeds aconteceu no início do século 19. No entanto, os pequenos cãezinhos chegaram à América do Norte entre as décadas de 1870 e 1880.

Ancestrais e misturas

Há relatos que, na época, esses Terriers cruzaram com cães das raças Sky Terrier e Maltês, até chegar ao Yorkie que conhecemos atualmente. Porém, somente em 1865, um cachorro chamado Huddersfield Ben foi considerado o fundador da raça Yorkshire Terrier.

Reconhecimento

A raça Yorkshire foi reconhecida pelo American Kennel Club (AKC) em 1885. Junto a ela, outras 14 raças receberam o reconhecimento oficial do clube.

Os descendentes dos Yorkshire Terrier

O Yorkshire possui a fama de ser um cachorro destemido. Mesmo pequeno, o cãozinho costuma enfrentar animais maiores do que ele sem parecer se importar com o perigo à frente. E toda essa coragem tem nome, ou melhor, sobrenome.

O extinto Paisley Terrier ou Clydesdale Terrier, foi o progenitor do nosso York. A raça, junto com outras como o Black and Tan Toy Terrier, era criada para caçar ratos e coelhos, prática comum à época.

Yorkshire veterinário guia raças

Características físicas

A principal característica do Yorkshire é, sem dúvida, sua pelagem longa e lisa. Dividida rigorosamente por uma risca que segue até o rabo, o pelo todo vertical pode se estender até começar a arrastar no chão. Em sua vida adulta, o cãozinho pode chegar de 20 cm até 22 cm de altura e com o peso alternando de 2 kg até 3,2 kg.

Os olhos de tamanho médio, escuros e brilhantes expressam um animal sempre atento a tudo ao seu redor. As orelhinhas pequenas e pontudas não são tão afastadas e possuem pouca pelagem se comparadas ao resto do corpo. O focinho, preto, é arredondado e pontudo.

Conheça rações para Yorkshire

Personalidade

Descendente de cães caçadores, o Yorkie mantém suas características de forma adaptada. O cãozinho adora explorar os menores espaços dos ambientes que habita, podendo gerar uma bagunça na casa. Portanto, se sentir falta do seu companheiro por algum tempo, é provável que ele esteja aprontando.

Além disso, o pet é extremamente apegado à família. Mas nem tente deixá-lo no seu colo apenas o acariciando. Confiante e independente, o que os cãezinhos dessa raça gostam mesmo é de sair correndo por todos os lados na companhia do seu tutor!

Convivência

Devido à intensa ligação com a presença humana e socialização, os tutores devem se atentar caso precisem deixar o pet sozinho. A sua energia e alegria contagiam os familiares que convivem ao redor, tornando a casa um ambiente muito mais divertido e, principalmente, agitado.

Apesar de amigáveis com humanos, o Yorkshire macho ou fêmea possui certas dificuldades em conviver com outras raças ou animais de outras espécies, como gatos. No entanto, se houver um treinamento desde filhote com seu pet, ele poderá se adaptar melhor.

Socialização

Assim como outros pets, é recomendado que desde filhote haja uma socialização com humanos e, principalmente, outros pets. Não que isso seja um problema para o Yorkie, que adora pessoas, mas para que ele estimule seus sentidos e saiba conviver com outros animais.

Se você é uma pessoa que recebe muitas visitas em casa, não se preocupe, o seu pequeno não irá se assustar com novas pessoas. Com toda a sua fofura, as crianças também vão adorar ter um Yorkie como companheiro. No entanto, é importante que elas saibam que o cão gosta mesmo é de brincadeiras e correrias em vez de deixá-lo no colo por muito tempo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Talvez os pelos do Yorkshire sejam sua principal característica física. Longo e de cor castanho-dourado na cabeça, principalmente na região dos olhos. O tutor deve estar atento para que os pelos não cubram a visão do cãozinho.

Indica-se escovação diária para que o pelo permaneça brilhante e sedoso. Para isso, você precisará utilizar acessórios que ajudem na tarefa de manter a pelagem do pet saudável, mas sem incomodá-lo. E tudo isso você encontra aqui mesmo, no Pet Shop on-line da Petz!

Escovação dos Pelos do Yorkshire

Higiene

Além da escovação diárias dos pelos, são necessários outros cuidados para uma boa higiene do Yorkshire. O indicado para o cãozinho são apenas dois banhos mensais. Opte por shampoos específicos para cachorros, pois produtos de humanos possuem substâncias que podem prejudicar a saúde dos pets.

Yorkshire fêmea ou macho adora água. Por isso, os banhos serão mais fáceis de serem dados no pet. Caso tenha uma piscina em casa, fique atento, pois seu peludo pode dar um mergulho inesperadamente para se limpar ou se refrescar em dias quentes.

Preocupe-se em aparar as unhas periodicamente, para que ele não se machuque ou se sinta incomodado. Mas tenha cuidado: o corte deve ser feito com itens específicos para o procedimento. Caso tenha dificuldades para realizar o corte, leve seu Yorkshire a um dos centros da Petz.

Outros processos que são indicados para a higiene do cãozinho é a escovação dos pequenos dentinhos do York. Esse procedimento irá proteger a saúde bucal e mantê-lo livre de placas bacterianas e infecções. Por isso, separe um momento na semana ou no dia para escovar os dentes do cão.

Cuidados com a saúde do York

Problemas com saúde não são uma exclusividade de humanos, animais também possuem predisposições a doenças em algumas situações. No caso dos Yorkies, quando ainda filhotes, pode haver um retardamento no nascimento dos dentes permanentes, acarretando infecções na gengiva do cãozinho.

Escovação dos Pelos do Yorkshire

Alimentação

Ter um bichinho de estimação em casa é pensar, em primeiro lugar, na melhor ração para sua dieta. Extremamente elétrico, o Yorkshire precisa de uma nutrição alimentar equilibrada para repor as energias gastas durante o dia e mantê-lo saudável, longe de doenças.

Com parceiros que, assim como nós, amam os animais, as rações oferecidas são produzidas com ingredientes especiais e da melhor qualidade! Para saber qual a melhor ração para Yorkshire, pesquise aqui mesmo na Petz e escolha o melhor alimento para o seu parceiro.

Acompanhamento

A presença de um veterinário durante toda vida do seu pet é de extrema importância para que se mantenha feliz e saudável. O profissional dará recomendações precisas em relação às características específicas do seu bichinho e montará uma dieta nutritiva e balanceada para o pequeno.

Portanto, as visitas ao médico-veterinário são fundamentais para que ele acompanhe o peludo e indique tratamentos e dietas ideias para ele. Dessa forma, seu amiguinho tem mais bem-estar e uma vida longa!

Filhotes

Filhotes

Até os 12 meses, o Yorkshire é filhote. Portanto, nessa fase, a alimentação do deve ser específica para a idade. É recomendado consultar um médico-veterinário para que ele indique a quantidade ideal diária de ração.

Além disso, fique atento ao porte do seu companheiro. Afinal, muitas vezes são encontrados cãezinhos dessa raça, como Yorkshire mini, indicando que ele seja menor que outros pets da raça. No entanto, a miniaturização do Yorkie (e de qualquer outra raça) pode resultar em alguns problemas de saúde no cachorro.

Dicas de adestramento

É indicado que o seu pet inicie um processo de adestramento desde filhote. Além de contar com a presença de um profissional nesse momento de aprendizado, também é importante a presença do próprio tutor no processo de adestramento. Assim, o cãozinho cria a mesma ligação de obediência.

Por possuir uma forte ligação com o tutor e uma grande inteligência, o processo de adestramento do Yorkshire não será uma tarefa difícil. Na aprendizagem de truques como dar a patinha, rolar ou sentar, o tutor pode retribuir os ensinamentos com saborosos petiscos.

Tudo para seu Yorkshire está disponível na Petz!

Depois de conhecer muitas informações sobre o tão popular Yorkshire, você está pronto para adotar o seu cãozinho. Para ficar ainda melhor, o Pet Shop on-line da Petz tem tudo para ajudar você a cuidar do seu cachorro! Confira nossa variedade incrível de produtos e aproveite!

Produtos mais comprados para o Yorkshire

tapete higiênico supersecão petz
Super Secão
Comprar
Bravecto petz
Bravecto
Comprar
Royal Canin petz
Royal Canin
Comprar
Pedigree Dentastix Petz
Petisco Pedigree
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros