British Shorthair
Um gato atlético, dócil e ótimo companheiro

Informações Gerais

Que tal contar com um companheiro felino que se apega facilmente ao dono e não dispensa uma boa brincadeira? Se é esse o perfil de gatinho que você procura, certamente o British Shorthair é uma excelente escolha para adoção.

Conhecido por seu jeitinho meigo, o bichano é bastante independente e lida bem com famílias menores ou tutores que vivem só. Além disso, ele se adapta bem a diferentes tipos de ambiente. Gostou do peludinho? Acompanhe mais detalhes do felino no guia completo sobre a raça!


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Uma característica que difere o gato britânico de pelo curto dos demais felinos domésticos é sua baixa necessidades de exercícios. A raça não é tão ativa e se interessa pouco por atividades como saltar, fazer acrobacias ou escalar objetos pela casa.

No entanto, não se engane ao pensar que esse peludo quer estar sempre esparramado no colo do tutor. Na verdade, o animal vai querer sempre estar ao seu lado, mas com certo espaço próprio. Outro traço que chama a atenção da raça pelos gateiros é seu porte, que varia de médio para grande.



Peso

5kg

Expectativa de Vida

7 a
12 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para British Shorthair

Destaques e curiosidade

Introdução

Como todo bichinho de estimação, nosso amigo British Shorthair apresenta fatos curiosos relacionados ao seu carisma e popularidade. Por isso, separamos algumas informações interessantes que farão você se encantar ainda mais pelo bichano!

Quem já leu ou assistiu aos filmes de Alice no País das Maravilhas sabe identificar de cara nosso colega bochechudo na história. A raça foi representada pelo Gato de Cheshire, um dos poucos personagens que conversam com a protagonista na obra de Lewis Carroll.

Claro que o peludinho natural da Grã-Bretanha é um verdadeiro xodó entre os gateiros do Reino Unido. A raça é considerada a mais popular entre os britânicos de acordo com uma pesquisa do Governing Council of the Cat Fancy. Não é o máximo?

Um British Shorthair branco e bege chamado Brother Cream é um dos bichanos mais famosos da raça. Pet de uma loja de conveniência em Hong Kong, ele ficou conhecido após desaparecer (e ser encontrado) em 2012. Hoje, ele faz muito sucesso nas redes sociais!

British Shorthair guia raças

História do British Shorthair

Origem

Ao que tudo indica, a história desse gato remonta à importação de felinos domesticados do Egito pelos romanos. Com a invasão da Grã-Bretanha por soldados de Roma, muitos bichanos foram levados para o país, dando processo a um longo processo de cruzamentos.

Cruzamentos

Nas primeiras décadas do século 20, os testes de cruzamentos entre gatos persas e outras raças com traços do atual British Shorthair se intensificaram. O objetivo era criar um gatinho de pelo curto e personalidade calma e bom companheirismo.

Dificuldades

Nem só de conquistas é feito o processo de obtenção de uma raça de gato, e com nosso bichano da terra da rainha não poderia ser diferente. As Guerras Mundiais afetaram bastante o desenvolvimento da raça, inclusive com riscos de extinção.

Reconhecimento

Mesmo com toda essa trajetória, o gatinho britânico de pelo curto foi preservado e hoje é um pet muito comum não só em sua terra natal como no mundo inteiro. A raça é reconhecida por diferentes associações oficiais de felinos, como CFA, ACFA, FIFe, TICA.

Características físicas

De tamanho médio a grande, tanto o British Shorthair filhote quanto o adulto encantam qualquer um com sua postura robusta. Os pets da raça têm peito largo e cheio, pernas curtas e fortes, além de uma cauda curta e grossa. Não é a coisa mais fofa?

Outra característica super charmosa do bichano é sua cabecinha redonda, com bochechas gordinhas. A raça também tem como padrão as orelhas pequenas de pontas arredondadas, olhos grandes e circulares, além de pelagem felpuda, densa e curta.


Personalidade

Decidiu adotar um filhote de British Shorthair ou até mesmo um pet adulto da raça? A boa notícia é que esse bichano tem uma personalidade super marcante. Amigável e calminho, ele equilibra muito bem a independência com o apego à família adotiva.

Um traço perceptível do comportamento do British Shorthair é que ele adora se divertir, mesmo que sozinho. A raça se dá bem com crianças, porém a interação deve ser supervisionada. Além do mais, o peludo não vê problemas em conviver com outras espécies de animais domésticos.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

As cores dessa raça são bem variadas, sendo o British Shorthair cinza um dos mais comuns. O comprimento da pelagem é sempre curto ou médio, com textura lisinha. Contudo, mesmo com essas características, os cuidados com o pelo são bem fáceis.

Com a escovação regular, você mantém a pelagem do pet sempre bem bonita. Outra recomendação é intensificar esse cuidado em períodos de troca de pelo sazonais, para evitar o acúmulo de fios mortos pelo corpo do animal. Além disso, uma das vantagens é que os pelinhos dessa raça não emaranham.

Higiene

Os banhos também fazem parte da vida de um British Shorthair e devem ser dados regularmente. Recomenda-se incluir o hábito na rotina ainda durante a infância para melhor adaptação do pet. O mesmo vale para os cuidados com a limpeza bucal do bichano.

Porém, os cuidados com British Shorthair em relação à higiene não param por aí. As orelhinhas do animal devem estar sempre limpinhas, com atenção especial aos ouvidos do peludinho. Além disso, não se esqueça de manter a caixinha sanitária do seu bichinho sempre higienizada.

Cuidados com a saúde do British Shorthair

De acordo com informações da Cat Fanciers’ Association, não existe nenhum problema específico de saúde do British Shorthair. Entretanto, é fundamental que o animal faça consultas regulares ao médico-veterinário.

Uma recomendação válida é tomar muito cuidado com a manutenção do peso desse animal, bem como seus modos sedentários. O fato de não praticar tantas atividades como outras raças não dispensa uma rotina adaptada de exercícios físicos.

Corte das unhas

Por se tratar de um pet não tão ativo, o nosso amigo felpudo precisa de maior atenção com o tamanho das unhas. Portanto, considere apará-las de tempos em tempos ao perceber que elas podem atrapalhar o bem-estar do animal.

Lembre-se de utilizar equipamentos adequados para esse cuidado tão importante. De todo modo, caso você não se sinta seguro para cortar as unhas do felino, é possível solicitar o serviço em locais especializados, como a Petz.

higiene e limpeza para British Shorthair


British Shorthair

De fato, esse gatinho adora comer. Por isso, é muito importante que o tutor dê uma atenção especial aos cuidados com a dieta dele, a fim de evitar o ganho excessivo de peso. Uma boa dica é definir quais os melhores hábitos alimentares para o bichano junto ao veterinário.

A nossa sugestão vale inclusive para a escolha da ração do peludinho. Isso porque cada fase de vida demanda um alimento apropriado, com níveis de nutrientes adaptados à idade do bichano.

Como já mostramos ao longo do guia, o veterinário é um personagem essencial na vida de um pet. Porém, as consultas pontuais não são o suficiente para manter o seu amigão sempre saudável. A recomendação é optar pelo acompanhamento contínuo.

Isso significa que o tutor deve levar o animal ao especialista periodicamente para exames preventivos e avaliações de desenvolvimento. O ideal é inserir esse hábito ainda na fase filhote do British Shorthair, além de manter a carteirinha de vacinação do pet sempre atualizada.

Com tanta fofura, é bem fácil entender a decisão de muitos tutores de adotar um filhote de gato British Shorthair. Contudo, antes de receber um bebê de quatro patas em casa, não se esqueça de adaptar a sua rotina às necessidades e cuidados do animal.

A mesma preocupação compreende a adaptação do ambiente em que esse filhotinho vai ficar. Afinal de contas, o espaço deve ser protegido de fugas, bem como de possíveis acidentes domésticos.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Mais uma boa notícia para futuros tutores do British Shorthair: a raça é adaptável e fácil de treinar. Portanto, não deixe de iniciar o adestramento e socialização do seu querido pet ainda quando filhote!

Truques

As técnicas de adestramento do seu bichano podem ser feitas à partir de brincadeiras. Até porque, esse é um gatinho que adora aprender e se divertir. Entretanto, lembre-se de adaptar as atividades às características físicas do animal.

Raças relacionadas

Os melhores produtos para British Shorthair estão na Petz!

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o British Shorthair e pode adotar um gato da raça. O melhor é que aqui, no Pet Shop on-line da Petz, o tutor monta todo o enxoval do bichinho. Aproveite nossa variedade de utensílios, rações e até medicamentos a preços imperdíveis!