Gato Vira-lata
Um gatinho forte e único!

Informações Gerais

O gato vira-lata, também conhecido como SRD (Sem Raça Definida), não possui pedigree, ou seja, não tem um certificado atestando sua linhagem pura. Geralmente são encontrados nas ruas ou em abrigos de adoção e não possuem características físicas específicas.

Podem ser fruto de misturas de diversas raças, portanto apresentam algumas semelhanças com alguns tipos de bichanos como o Siamês ou o Persa. Inclusive, é difícil dizer quanto um filhote de gato vira-lata irá crescer e como será sua pelagem. Isso acontece principalmente quando não se sabe a origem de seus pais.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Ao adotar um gato sem raça definida é quase impossível saber se ele será mais agitado ou mais calmo. Isso varia muito conforme a personalidade do bichano, portanto é preciso estar preparado para todos os cenários. Entretanto, observa-se que geralmente o porte do SDR é médio, mas não é possível ter certeza.

Com isso em mente, é importante cuidar do seu peludinho com o auxílio de um médico-veterinário. Assim, conforme o crescimento dele, o especialista poderá indicar o tipo ideal de alimento e outros cuidados, com base nas características que ele for desenvolvendo.

Rações para Gato Vira-lata

Destaques e curiosidade

Introdução

Os felinos que não possuem uma raça definida são os mais populares nos lares brasileiros. Cada um possui sua própria personalidade e características únicas que são resultado dessa mistura de raças. Veja a seguir algumas curiosidades sobre esses peludos!

Não há como negar que os felinos sem uma raça definida são os favoritos dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia, 80% dos gatos que vivem nos lares de todo o país entram no perfil de SRD. Não é o máximo?

Os gatinhos sem uma raça definida são bastante conhecidos entre os gateiros por seu comportamento dócil. Os peludos curtem muito estar na companhia dos tutores e demais integrantes da família, além disso, estão sempre dispostos a interagir com a pessoas ao seu redor.

Não se sabe exatamente de onde vem o apelido “vira-lata” para os gatos SRD. No entanto, há relatos da cultura popular que a expressão é inspirada nos peludos em situação de rua, que acabavam revirando latas de lixo em busca de comida.

Gato Vira-lata guia raças

História do Gato Vira-lata

Origem

O gato SRD não possui origem definida, até porque, ele é resultado da mistura de diversas raças. Por isso, esse animal também não conta com pedigree, que é um certificado para atestar as linhagens de cada raça de bichano.

Cruzamentos

Já que não passou por nenhum cruzamento feito a partir da interferência humana, o felino vira-lata tem a mesma origem desconhecida que o restante da espécie. De todo modo, visualmente, alguns deles podem lembrar raças como o Persa ou o Siamês.

Reproduções

A população de gatos de rua sempre foi grande e se tornou um fenômeno muito comum, principalmente no ambiente urbano. A situação contribuiu para reprodução desenfreada do animal, com certa proliferação do bichinho no Brasil.

Cultura

Durante muito tempo, o gato sem raça foi alvo de bastante preconceito. Não à toa, o dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues popularizou a expressão “complexo de vira-lata”, que demonstra um sentimento de inferioridade. Felizmente, hoje esse pet é muito querido!

Características físicas

A imprevisibilidade é um dos traços mais legais desses gatos, a começar pelo tamanho. Geralmente, o porte do SRD é médio, porém, ainda é possível encontrar felinos com outros portes, já que suas procedências são desconhecidas.

Como se não bastasse, nosso querido tomba-latas traz misturas de cores únicas e super bonitas. O mesmo vale, inclusive, para os tipos de pelo, que podem ser curtos ou longos, a depender dos traços genéticos do animal.


Personalidade

Não há nenhum exagero em se dizer que os SRDs são uma verdadeira caixinha de surpresa. Isso porque, os felinos são realmente únicos até quando se trata da personalidade do animal. De todo modo, o mais comum é que o gato Vira-lata adulto ou filhote seja dócil e carinhoso.

Claro que não podemos deixar comportamentos típicos de fora. Como todo gatinho, ele pode apresentar manias de correr e subir em locais altos, ser preguiçoso em determinados momentos e até as típicas mudanças de humor dos felinos.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Os cuidados com gato Vira-lata em relação aos pelinhos variam muito. Por terem diferentes tipos de pelagem, cada tamanho demanda uma precaução especial. No caso dos de pelo curto, por exemplo, a prática pode ser feita semanalmente.

Já em gatinhos com pelos longos, esse cuidado deve ser um pouco mais intenso. O ideal é que as escovações sejam realizadas três vezes por semana. Vale lembrar que, nos dois casos, é fundamental utilizar acessórios apropriados como escovas e luvas de pentear.

Higiene

A frequência de banhos do seu gato SRD deve ser definida com a ajuda de um especialista. Isso, porque lavagens em excesso podem prejudicar a saúde do animal. Portanto, leve seu bichinho para uma consulta antes de começar as higienizações regulares.

Além desses cuidados, o tutor deve ficar atento à limpeza das orelhinhas de seu companheiro felpudo. Não se esqueça de verificá-las regularmente para identificar o possível acúmulo de impurezas. Caso necessário, consulte um veterinário!

Cuidados com a saúde do gato Abissínio

Não é mito a premissa de que a saúde do gato Vira-lata é de dar inveja. Claro que existem, sim, doenças que atingem a todos os gatos. Contudo, só os felinos de raça indefinida contam com maior variação genética e sistema imunológico mais resistente.

Porém, muita atenção. Isso não significa que bichanos SRDs não necessitem de cuidados em relação à saúde. Aliás, precauções como castração, vacinação e vermifugação são fundamentais para que seu pet tenha uma vida mais tranquila e saudável.

Corte das unhas

Geralmente, as unhas dos gatos de qualquer raça são desgastadas naturalmente com as brincadeiras e atividades físicas. Entretanto, pode acontecer das unhas de seu pet cresceram fora do comum, sendo necessário apará-las de forma manual.

Para isso, utilize equipamentos adequados, como o alicate de unha apropriado para a espécie. Caso não esteja seguro quanto à prática, é possível optar por serviços especializados em pet centers como a Petz!

higiene e limpeza para Gato Vira-lata


Gato Vira-lata

A alimentação de um gatinho vira-lata requer alguns cuidados, pois dependendo das características e hábitos do bichano, pode haver propensão ao sobrepeso. Portanto, o ideal é definir a melhor dieta para o peludo junto ao veterinário.

Lembre-se de oferecer a ração adequada para as necessidades nutricionais do seu melhor amigo. A comida deve não só agradar o paladar felino, como proporcionar boas fontes de vitaminas e nutrientes importantes.

Ao longo do guia que preparamos sobre os vira-latas, você deve ter notado o quanto o acompanhamento da saúde do bichano por um especialista é importante. Por isso, não deixe de manter a rotina de check-ups do animal sempre em dia.

O veterinário pode acompanhar melhor como anda a saúde do bichano e ainda diagnosticar possíveis problemas com maior antecedência. Ademais, esse cuidado deve ser adotado desde que você adota o gato Vira-lata filhote. Assim, o pet se acostuma ao hábito de visitar a clínica e ser atendido pelo profissional.

Decidiu incluir um belo gato filhote Vira-lata na família? Antes, prepare-se para recebê-lo muito bem. Por isso, adapte a sua casa contra possíveis acidentes domésticos, separe um cantinho especial para a caminha e o espaço ideal para a caixa de areia.

Outro cuidado importante é adaptar sua rotina à essa primeira fase de vida do animal. Ao longo das primeiras semanas, o pet vai se acostumando a um novo lar e cotidiano. Dessa forma, você garante um crescimento bem mais feliz ao peludinho!

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Sempre abertos à companhia do dono, os gatos vira-lata podem contribuir bastante para um adestramento saudável. Portanto, não há muito com o que se preocupar quando o assunto é sociabilização do bichano.

Truques

Procure utilizar acessórios como brinquedos interativos durante a aprendizagem do seu melhor amigo. As peças contribuem não só para o comportamento de gato vira-lata como promovem mais qualidade de vida ao felino.

Os melhores produtos para gato Vira-lata estão na Petz!

Prontinho, agora você já sabe tudo sobre o gato Vira-lata. Não é incrível ficar por dentro de tantos detalhes e curiosidades sobre esse bichano? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz é assim: além de ficar por dentro do guia sobre a raça, você ainda encontra os melhores produtos para gatos, sempre a preços especiais. Aproveite!