Himalaio
Um felino brincalhão e ótimo companheiro

Informações Gerais

Bastante tranquilo e parceiro, o gato Himalaio tem conquistado cada vez mais os tutores. O felino adora brincadeiras e esbanja energia por onde passa, além de ser carinhoso e se dar bem com todos à sua volta. Não à toa, é considerada uma das raças mais populares do mundo.

Sua popularidade também está relacionada à personalidade dócil e gentil do gato Himalaio. O bichano adora estar próximo da sua família humana e, muitas vezes, prefere descansar próximo de seus tutores. Para completar, o Himalaio é inteligente e ama receber atenção.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

De porte médio, a raça de gato Himalaia apresenta estrutura óssea forte. Ele gosta de brincadeiras e adora se divertir pela casa. No entanto, não é um bichano que costuma saltar em qualquer lugar. Com um corpo curto e robusto e patinhas grandes e firmes, o felino prefere a diversão com brinquedos no solo.

Além disso, o bichano possui pernas curtas e grossas, que combinam perfeitamente com seu corpo maciço e redondo. Para completar, o Himalaio impressiona com suas orelhas pequenas, nariz achatado e pescoço encurtado. O tutor precisa estar ciente que o pet adora atividades físicas desde filhote.



Peso

4 a 6KG

Expectativa de Vida

9 a
15 ANOS

Nivel de Fofura

ALTO

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO

SE RELACIONA BEM?

com criança
com sua familia humana
com estranhos
com outros pets

Rações para Himalaio

Destaques e curiosidades

Introdução

Bastante calmo e carinhoso, o gato Himalaio nasceu a partir do cruzamento entre felinos persas e siameses. A raça herdou o corpo e a pelagem do Persa, enquanto a cor, o padrão e seus pequenos olhos azuis são semelhantes aos do Siamês.

Em 1931, nos Estados Unidos, o programa experimental idealizado por Marguerita Gorforth, Virgínia Cobb e Dr. Clyde Keeler foi responsável pela criação do primeiro gato Himalaio no mundo. O bichano foi batizado como “Estreante de Newton”.

A popularidade do gato Himalaio também se deve à presença de um exemplar da raça no clássico filme Entrando numa Fria. Na comédia, que estreou nos anos 2000, o felino Mr. Jinx ajudava seu tutor, interpretado por Robert De Niro, a se livrar do genro, Ben Stiller.

Nos Estado Unidos, o Himalaio também é classificado como Persa. Por isso, recebe o nome de Persian Pointed ou “Persa de pontas coloridas”. No entanto, de modo geral, é chamado de Persa-Himalaia ou Himalaia-Persa. Já na Grã-Bretanha, o gato sempre foi conhecido como Colorpoint Longhair.

Kuvasz guia raças

História do Himalaio

Origem

A história do gato Himalaio começa ainda em 1930, quando apreciadores estadunidenses de persas e siameses resolveram cruzar as duas raças. Foi então que nasceu o bichano com as características que conhecemos hoje, cuja coloração e porte os difere dos demais.

Imigração

Em 1935, criadores britânicos viajaram até os Estados Unidos para conhecer os exemplares do gato e, então, resolveram iniciar o programa de criação da raça na Inglaterra. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial a procriação da espécie foi interrompida.

Reconhecimento

O gato Himalaio só foi oficialmente reconhecido em 1957, quando as associações Cat Fanciers Association e American Cat Fanciers Association decidiram, enfim, identificar o animal como uma nova raça no mundo dos felinos.

Classificação

Anos após reconhecer o Himalaio como um novo bichano, o CFA decidiu, em 1984, reclassificar o pet como um subtipo do Persa. Já em 1955, o Governing Council of the Cat Fancy, da Grã-Bretanha, declarou o reconhecimento oficial da raça.

Características físicas

Com porte médio, pelagem espessa e corpo robusto, o gato Himalaio tem cores variadas. Seus pelos apresentam colorações de ampla variedade, entre creme, preto, marrom, chocolate e muito mais! No entanto, sua característica marcante é, sem dúvida, o pequeno e expressivo olho azul.

Além disso, possui orelhas pequenas com charmosas pontas arredondadas. Sem falar no nariz achatado e mais curto quando comparado a outros bichanos. Para completar, o Himalaio apresenta estrutura óssea forte e robusta, que lhe dá a aparência de ser maior.


Personalidade

Bastante sossegado e afetuoso, o gato Himalaio branco e de outras cores se adapta perfeitamente às mudanças. Além disso, é calmo e muito carinhoso com sua família humana. Sendo assim, adora estar próximo dos tutores e retribui toda a atenção que lhe é dada.

O bichano gosta de estar ao ar livre, mas é essencial que o tutor fique atento ao local, pois gramas e terras não são indicadas para sua pelagem. Além disso, crianças e outros animais de estimação não terão o menor problema para conviver com o felino.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Como já citado, a pelagem do gato Himalaio é expressiva e longa. Por isso, os tutores precisam dedicar algum tempo para cuidar dela. O recomendado é escovar os pelos diariamente. Dessa forma, é possível evitar que eles fiquem emaranhados e prejudiquem o bem-estar do felino.

Utilize escovas com cerdas macias e/ou luvas para remoção de pelos mortos para alcançar os pelos macios e longos por todo o corpo. Além disso, com o acessório adequado, também fica fácil escovar o sub-pelo denso. Vale ressaltar que, além da estética, a escovação diária também é ideal para evitar a perda de pelo do pet.

Higiene

Outro ponto extremamente importante é a higiene do bichano. Cabe ao tutor oferecer uma higienização completa para o gato Himalaio. Nesses casos, o ideal é proporcionar banhos regulares com produtos essenciais para a pelagem e porte do seu amiguinho de quatro patas.

Para isso, esqueça aquela história de que gato não gosta de água. Basta adaptá-lo desde filhote ao banho e não terá nenhum problema! Aproveite a higienização para limpar a região dos olhos e orelhas, sem falar na escovação dos dentes e cuidados com a saúde bucal do gato Himalaio.

Cuidados com a saúde do Himalaio

Por mais que goste de brincadeiras, o gato Himalaio tende a ser preguiçoso para atividades físicas. Nesses casos, os tutores precisam estimular exercícios a fim de evitar que o bichano se torne obeso e, ainda, apresente outros problemas nas articulações.

Além disso, um importante cuidado com Himalaio é em relação às doenças de olhos, como a úlcera de córnea. Isso porque o bichano tem tendência a desenvolvê-la. Por isso, o indicado é sempre levá-lo ao médico-veterinário e realizar exames regulares.

Cortar unhas

Muito além do cuidado com a saúde de gato Himalaio, os tutores também precisam proporcionar o máximo bem-estar ao pet. Para começar, é essencial manter as unhas do bichano sempre aparadas e higienizadas. Portanto, corte-as regularmente, de preferência pedindo ajuda a um especialista.

Dessa forma, é possível evitar que o felino se machuque e/ou destrua os móveis da casa. Isso porque apenas o uso de arranhadores não é suficiente para os cuidados com o tamanho e aperfeiçoamento no tamanho da unha do animalzinho.

higiene e limpeza para Himalaio


Gato Persa

Na hora de proporcionar a máxima nutrição do pet, os tutores devem escolher alimentos adequados para ele. Para isso, leve em consideração o porte, peso e nível de atividade física do bichano. Além disso, escolha rações com nutrientes e vitaminas fundamentais para a saúde e nutrição do gato Himalaio.

Os tutores precisam levar seu bichano ao médico-veterinário regularmente. Assim, fica mais fácil manter a saúde dele sempre em dia. Isso porque o especialista poderá indicar o tratamento adequado para doenças e, ainda, ajudar o tutor a garantir o bem-estar do Himalaio em diferentes fases da vida dele.

Para completar, com o acompanhamento do veterinário, também será mais fácil manter a cartela de vacinação e administração de vermífugos em dia. É importante lembrar que os cuidados devem começar com o felino ainda filhote e seguir durante toda a vida dele.

Não é fácil estar em um novo lugar, não é mesmo? E por mais que o filhote de gato Himalaio sinta-se seguro e bem recebido no novo lar, o tutor precisa estar atento a alguns cuidados. Para começar, dedique todo tempo e atenção a ele, afinal, o bichano é super afetuoso e adora receber carinhos.

Outra dica é apresentar todos os cômodos da casa e deixá-lo à vontade para transitar entre diferentes ambientes. Além disso, esteja sempre por perto na hora de instruí-lo a fazer suas necessidades e refeições. Para completar, é extremamente importante preparar toda a casa para recebê-lo da melhor forma possível.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Dócil e gentil, o gato Himalaio surgiu nos Estados Unidos a partir do cruzamento entre o Siamês e o Persa. Assim, é uma junção das principais características dos bichanos mais famosos do mundo. Ele ama brincadeiras e adora estar sempre perto da sua família humana.

Truques

A dificuldade em aliviar-se em locais adequados faz parte da adaptação dos animais domésticos. No entanto, não há porque se preocupar. Basta recorrer a educadores sanitários e dicas de especialistas para ensinar seu amiguinho a utilizar a caixa de areia corretamente.

Raças relacionadas

Encontre tudo para gato Himalaio com preço especial na Petz!

Está pensando em adotar um gato Himalaio? Então, confira o catálogo do Pet Shop on-line da Petz e encontre tudo o que precisa para proporcionar o máximo bem-estar estar e, ainda, cuidar da saúde e nutrição do seu novo pet. Aproveite!