Maine Coon
Um enorme bichano muito gentil

Informações Gerais

Bastante charmoso, o Maine Coon chama a atenção por sua independência. Mesmo que o bichano adore passar algum tempo junto da sua família humana, é um gato que também desfruta de sua própria companhia. No entanto, graças à sua personalidade afetiva, ele vai gostar bastante de estar junto do tutor.

De natureza dócil e gentil, o gato Maine Coon é considerado o felino mais antigo e tradicional da América. Com uma pelagem expressiva, a raça se destaca das demais por ser bastante resistente à água. Esse fato, inclusive, faz com que eles adorem brincar com o líquido.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

As orelhas com tufos de pelos e cauda bastante longa são algumas das principais características do Maine Coon. Outro ponto que marca bastante esse amiguinho é o comprimento do corpo, isso porque varia entre médio e grande, com porte atlético e com músculos firmes e fortes.

Bem vaidoso com a sua cauda longa e cheia, o bichano adora exibi-la por onde passa. Além disso, ele também costuma abraçá-la em volta do corpo para se aquecer em dias mais frios. Para completar, o pet possui uma aparência de poder e altivez.



Peso

Peso

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida

Nivel de Fofura

Nivel de Fofura

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO

SE RELACIONA BEM?

com criança
com sua familia humana
com estranhos
com outros pets

Rações para Maine Coon

Destaques e curiosidades

Introdução

O Maine Coon se destaca principalmente por seu corpo. Afinal, eles estão entre as maiores raças de gatos existentes no mundo. Não à toa, é conhecido como o “gato gigante”. Apesar disso, não se preocupe! O bichano não costuma dar trabalho, sendo super afetuoso com sua família humana.

O pet dessa espécie tende a atingir o ápice do seu comprimento aos três anos de idade. No entanto, um exemplar da raça, chamado Omar e que vive na Austrália, surpreendeu a todos ao atingir 1,20 m no auge dos seus quatro anos de vida. O pet, inclusive, aguarda para quebrar um novo recorde no Guinness Worlds Records.

Muito sossegado e quieto, o Maine Coon raramente mia. A maioria dos pets, na verdade, possui um gorjeio ou som repetitivo bastante suave. O trinado baixo e suave surpreende os tutores. Isso porque ele não combina em nada com seu porte gigante e corpo musculoso.

Carolina Dieckmann também se encantou pelo gigante Maine Coon. Ela é tutora de dois bichanos do sexo masculino chamados — carinhosamente — de Chili e Kibe. A atriz compartilha diversas fotos ao lado dos felinos e, até mesmo, criou uma conta no Instagram para eles.

Kuvasz guia raças

História do Maine Coon

Origem

Pouco se sabe sobre o Maine Coon e sua origem, porém, a raça foi mencionada pela primeira vez na década de 1850, no estado de Maine, nos Estados Unidos. Essa menção fez com que o felino se tornasse um famoso símbolo da região.

Antepassados

Antigamente, era bastante comum que os navios levassem alguns predadores a bordo para ajudar a controlar os roedores. Por isso, acredita-se que os antepassados do Maine Coon tenham vindo de diferentes partes do mundo.

Seleção Natural

De acordo com as informações da Enciclopédia do Gato, da Royal Canin, o Maine Coon surgiu a partir da seleção natural causada pelas condições ambientais do estado de Maine. Assim, esses gatos se desenvolveram grandes, musculosos e com pelagem densa para sobreviver ao clima frio da Nova Inglaterra.

Cores

Os especialistas da raça reconhecem todas as cores e padrões que possam surgir na pelagem dos felinos. Sendo encontrados Maine Coon amarelo, padrão prateado, preto e, ainda, o mais comum, tabby marrom. Esse último, no entanto, pode ser adotado nas versões clássico ou cavala.

Características físicas

O Maine Coon tem características marcantes, como o comprimento e a pelagem extensa. Dessa forma, é bem fácil identificá-lo entre as demais espécies de bichanos. Além disso, o pet tem a cabeça ligeiramente pequena quando comparada ao seu corpo e que casa perfeitamente com seu focinho quadrado.

Seus pelos densos também se destacam. Com subpelos finos e macios, o felino possui a pelagem externa flutuante e de comprimento médio. Para completar, suas orelhas pontudas possuem tufos de pelos bem posicionados no alto da cabeça desse fofo gatinho.


Personalidade

Com um jeito dócil e temperamental, o Maine Coon não tem problemas em se adaptar a um novo ambiente. No entanto, é ideal que lhe seja oferecido algum espaço para poder exercitar-se. O pet, aliás, ama jogos interativos e adora estar próximo à sua família de humanos.

Originário dos Estados Unidos, o gato Maine Coon não tem problemas ao lidar com crianças e cãezinhos. Ele, inclusive, é super afetuoso e sabe conviver super bem junto de outros amiguinhos felinos.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Com uma pelagem longa e sedosa, o Maine Coon preto, amarelo ou de outras cores necessita de alguns cuidados básicos. Para começar, o recomendado é escová-lo diariamente. Nesses casos, o ideal é utilizar escovas com cerdas especiais e luvas para remoção de pelos mortos.

Dessa forma, fica muito mais fácil mantê-lo com a pelagem brilhosa e sempre bonita. Sem falar que evita o embaraço dos pelos. A escovação também é um excelente meio para suavizar a pelagem e, ainda, cuidar do bem-estar do bichano.

Higiene

A higienização é outro ponto importante para garantir o melhor para seu Maine Coon. Por isso, esqueça aquela história de que gato tem medo de água, e ofereça banhos regulares para seu fiel companheiro. Caso prefira, você também pode utilizar shampoos secos para limpar o pet.

Vale lembrar que manter uma escovação diária e banhos regulares evita que bichanos com pelagens expressivas, como é o caso do Maine Coon, desenvolvam problemas com o acúmulo de bolas de pelos. Além, é claro, de deixá-los livres de bactérias transmissoras de nós desagradáveis em seus pelinhos.

Cuidados com a saúde do Maine Coon

É extremamente importante que o tutor esteja atento a alguns pontos da saúde do Maine Coon. Isso porque o felino apresenta tendência à obesidade. Por isso, o indicado é oferecer alimentos adequados com porção e frequência recomendada pelo médico-veterinário.

Mesmo que o bichano apresente uma excelente estrutura óssea, com músculos firmes, o tutor precisa observa-lo durantes sua rotina de exercícios. Afinal, como um gato grande e pesado, ele pode esbarrar em alguns objetos sem querer. O que pode resultar em acidentes indesejados.

Cortar unhas

Entre as responsabilidades dos tutores está o cuidado com as unhas do felino. É fundamental mantê-las bem aparadas e limpinhas. Para isso, leve-o ao especialista regularmente para que este possa cortá-las da melhor possível, e sem gerar incômodos para o pet.

Sem falar que cuidar das unhas Maine Coon impede que elas acumulem sujeiras e ofereçam riscos à saúde do pet. Além disso, com as unhas aparadas, o tutor não terá tantos problemas com o felino arranhando os acessórios do lar para afiar suas garrinhas.

higiene e limpeza para Maine Coon


Gato Persa

Com tendência ao excesso de peso, é extremamente importante que o tutor ofereça um alimento enriquecido com vitaminas e proteínas importantes para a nutrição completa do Maine Coon. Além disso, sirva a ração em quantidade e frequência recomendada pelo médico-veterinário do seu amiguinho.

Outra tarefa importante na rotina do seu amiguinho é o acompanhamento com o médico-veterinário. Para isso, leve-o para consultas regulares e realize exames preventivos. Assim, o especialista poderá garantir que seu fiel companheiro esteja sempre esbanjando saúde.

Vale lembrar que as consultas ao especialista podem ajudar a manter o Maine Coon de cores variadas livre de doenças mais graves. Sem falar que, com o acompanhamento, o tutor também consegue manter a cartela de vacinação e administração de vermífugos sempre em dia.

Bastante dócil e gentil, o filhote de Maine Coon necessita de uma atenção especial durante os primeiros dias de vida. Por isso, esteja sempre por perto e ofereça toda a atenção necessária para que ele se adapte ao novo lar. Não se assuste com a independência do bichano, isso faz parte do instinto dele.

No entanto, para que o processo de adaptação seja o mais tranquilo possível, lembre-se de apresentar todos os cantinhos da casa para ele. Além disso, coloque os acessórios e alimentos do felino em locais de fácil acesso e, com os quais ele possa criar certa intimidade.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Mesmo que seja bastante afetuoso com sua família humana, o Maine Coon também é muito independente e gosta de passar algum tempo sozinho. No entanto, você não terá problemas para conviver com ele, já que o bichano costuma lidar bem com todos à sua volta. Isso sem falar no seu jeito dócil e gentil.

Truques

Para ensinar seu amiguinho a fazer suas necessidades em locais marcados, o tutor pode contar com a ajuda de acessórios e produtos, como educadores sanitários. Certifique-se de ensiná-lo da melhor forma possível. Para isso, utilize também brinquedos interativos e educativos.

Raças relacionadas

Na Petz tem os melhores produtos para Maine Coon!

Viu só como é impossível não se apaixonar pelo Maine Coon? Por isso, ao adotar o seu amiguinho dessa raça, aproveite as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz, e adquira produtos essenciais para proporcionar o máximo conforto e bem-estar a ele. Confira!