Gato Persa
Um bichano calmo e afetuoso

Informações Gerais

Muito fofo e charmoso, o gato Persa encanta os tutores com sua personalidade doce e gentil. Além do jeito calmo, seu corpo firme, olhos grandes e orelhas pequenas ajudam a diferenciá-lo de outras raças de bichanos. Afinal, esse é um daqueles felinos que deixa traços de sua elegância por onde passa.

Considerada uma das raças de gato mais antigas do mundo, o Persa é muito inteligente e adora ser o centro das atenções. Esse também é o tipo de pet que adora lidar com hábitos e rotinas, por isso, tem se tornado bastante popular entre os tutores.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Uma das características mais marcantes do gato Persa é, com certeza, sua pelagem extensa. Ela é solta, quase esvoaçante, e está por todo o corpo do animalzinho. Isso deixa o felino ainda mais fofo e charmoso.

Os pelos de diferentes tonalidades contradizem o pequeno corpo do felino. Entre as condições que marcam o gato Persa estão sua cabeça bem redonda, cauda curta e avantajada, além dos olhos grandes. Isso sem falar nas pequenas orelhas com pontas redondas que aparecem em meio à pelagem.



Peso

Peso

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida

Nivel de Fofura

Nivel de Fofura

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO

SE RELACIONA BEM?

com criança
com dua familia humana
com estranhos
com outros pets

Rações para Gatos Persa

Destaques e curiosidades

Introdução

Considerado um animal sagrado no Antigo Egito, o felino foi perseguido durante a Idade Média e levantou muitos questionamentos sobre sua criação. No entanto, a partir do século XXI o bichano voltou à sua popularidade e se tornou um pet bastante requisitado.

Bastante popular, o gato Persa também é conhecido por outros nomes levantados pela Enciclopédia do Gato. Entre eles, um que se destaca é Longhair. Para a variação de Colourpoint, o felino recebe o nome de Himalaio, enquanto a variedade Silver Tipped é conhecida como Chinchilla.

De um cruzamento entre o gato siamês e o gato Persa nasceu o Himalaio. No entanto, um pouco depois, a Cat Fanciers’ Association reconheceu esse bichano como uma variação de cores do Persa.

O gato Persa também conquistou o coração da Rainha Vitória. A mais jovem monarca do Reino Unido assumiu o trono aos 18 anos e mantinha ao seu lado vários animais da raça. Com isso, o bichano se tornou bastante popular no século XVII entre membros da aristocracia e celebridades da Inglaterra, França e Itália.

Kuvasz guia raças

A HISTÓRIA DO GATO PERSA

Origem

Embora o gato Persa exista há muitos séculos, pouco se sabe sobre sua origem. No entanto, especialistas afirmam que esses bichanos surgiram no antigo Império Persa, atual Irã.

Imigrantes

A partir de 1900, muitos americanos começaram a importar gatos de raça Persa vindos da Grã-Bretanha. Com isso, os bichanos se tornaram populares não só no país, mas em todo o mundo, principalmente nas tonalidades azul e prata.

Comunicação

Mesmo com miados musicais e serenos, o gato Persa tende a se comunicar com seus grandes olhos expressivos. Portanto, o tutor deve estar sempre atento às expressões desse amiguinho.

Ancestrais

Segundo especialistas em gatofilia, o gato Persa nasceu a partir do cruzamento entre bichanos de raças como gato Selvagem Europeu e o Gato-de-Pallas — este descoberto na região do Mar Cáspio e na Ásia Central.

Características físicas

A pelagem expressiva do gato Persa é, com certeza, sua característica mais marcante. Ela é longa e solta, inclusive na parte extra que o bichano apresenta ao redor do pescoço. Até mesmo a cauda mais curta é coberta por pelos longos.

Para completar os encantos dessa raça de gato peludo, ela possui sete diferentes colorações. As cores mais comuns são classificadas como: sólida, prata com dourado, degradê, malhada e multicolor. Além dessas, a variação Himalaio também apresenta pelagem com características do Siamês.


Personalidade

Calmo e bastante inteligente, a personalidade do Gato Persa agrada a grande maioria das famílias humanas. Ele tende a estar confortável em seu novo lar e costuma ser bem dócil e gentil com os que estão por perto. Mesmo que adorem crianças, Persas não costumam brincar ou interagir a todo instante.

Ao contrário de outros bichanos, o comportamento do gato Persa carrega traços daqueles que preferem estar em segurança, no chão. Por isso, será raro vê-los saltando entre os móveis mais altos da casa. Para completar, os bichanos dessa raça não costumam exigir atenção o tempo todo, apesar de serem bem afetuosos.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Como já citado, o gato Persa possui uma pelagem longa que chega a causar inveja no mundo dos felinos. Portanto, é extremamente importante que os tutores ofereçam o máximo cuidado para mantê-la sempre bem higienizada, brilhante e hidratada.

A indicação é que os tutores desse peludo façam a escovação dos pelos diariamente. O recomendado é utilizar escovas de cerdas macias ou luvas para remoção e desembaraço de pelos.

Higienes

Além disso, para cuidados completos, a recomendação é que os tutores ofereçam banhos. Este, inclusive, é outro ponto importante. Esqueça aquela lenda de que gatos têm medo de água. A verdade é que quanto antes você acostumar o bichano, mais fácil será sua adaptação aos banhos.

No entanto, é importante lembrar que os cuidados com a escovação e higienização dos pelos ajuda a evitar o acúmulo de bolas de pelo. Isso vale principalmente para bichanos peludos, como é o caso do gato Persa.

Cuidados com a saúde do gato Persa

Um dos principais cuidados que todo tutor deve ter é em relação aos problemas de origem hereditária do gato Persa. Isso porque o bichano dessa raça está propenso a desenvolver doenças relacionadas à braquicefalia, ou seja, o fato de possuir o crânio mais largo em relação ao seu comprimento.

Entre os riscos que Gato Persa pode desenvolver estão problemas de visão, respiratórios e odontológicos. Sem falar em casos de dermatites, doenças cardíacas e renais e displasia de quadril.

Cortar unhas

Entre os cuidados com a saúde e bem-estar dos pets, é fundamental que os tutores estejam atentos ao tamanho da unha dos bichanos. Por isso, apare-as regularmente e evite que seus amiguinhos acabem se machucando ou arranhando os móveis pela casa.

Além disso, manter as unhas do bichano sempre bem aparadas é fundamental para evitar o acúmulo de sujeiras embaixo delas. Assim, o pet também estará livre de bactérias transmissoras de doenças.

higiene e limpeza para gatos persas


Gato Persa

É extremamente importante que os tutores proporcionem uma dieta completa e balanceada para o gato Persa. Para isso, escolha o alimento indicado pelo médico-veterinário, levando em consideração porte, idade e peso do animalzinho. Além disso, é essencial servir o porção diária em frequência adequada.

Manter o acompanhamento com o médico-veterinário é outra tarefa importante na hora de cuidar da saúde e bem-estar do bichano. Portanto, faça visitas regulares ao especialista de sua confiança e realize exames periódicos para atestar que seu pet está com a saúde em dia.

As consultas ao veterinário também ajudarão a manter seu gato persa cinza, degradé e de outras tonalidades livre de doenças mais graves. Lembre-se também de manter a cartela de vacinação e vermifugação sempre em dia.

Ao adotar um filhote de gato Persa, é essencial estar sempre por perto e garantir a segurança desse amiguinho. Isso porque ele tende a ser muito afetuoso e doce. Ou seja, vai querer estar sempre perto e recebendo a atenção da sua família humana.

Além disso, deixe os acessórios e a comidinha do bichano em locais seguros e de fácil acesso. Também é importante que o gato Persa filhote sinta-se confortável em casa. Portanto, instrua-o a reconhecer os ambientes permitidos logo nos primeiros dias de vida.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Muito inteligente, dócil e atento, o gato Persa é um bichano que conquista a todos. Apesar de gostar de ficar quieto em alguns momentos, ele também vai adorar aproveitar alguns momentos de lazer junto da sua família humana. Aproveite essas ocasiões para ensiná-lo tarefas básicas do dia a dia.

Truques

Se você deseja ensinar seu amiguinho a fazer suas necessidades em locais marcados, é importante começar o treinamento o quanto antes. Para isso, utilize brinquedos interativos e até educadores sanitários, especiais para caixas de areia.

Raças relacionadas

Só na Petz tem os melhores produtos para gato Persa!

Agora que você já conhece as principais características e a história do gato Persa, aproveite as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e adquira os melhores produtos para seu bichano.