Gato Siamês
Bichano leal e afetuoso com os tutores

Informações Gerais

Bastante carinhoso, o gato Siamês está entre os bichanos mais famosos do mundo. Isso porque sua beleza e postura altiva impressionam os apaixonados por felinos. Além disso, é muito fácil reconhecer o pet dessa raça, afinal, só os siameses possuem porte médio com orelhas altas e bem posicionadas na cabeça.

O gato Siamês adora receber a atenção dos tutores e, portanto, não abre mão dos momentos ao lado da sua família humana. E todo o carinho e amor dado aos felinos é recompensado com muita lealdade e diversão. Uma coisa é certa: os tutores de siameses nunca ficam sozinhos!


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Como um bichano que adora atividades de lazer, o gato Siamês puro raramente fica parado! Ele é extremamente brincalhão e é capaz de se entreter por horas com seu brinquedo preferido. Excelentes saltadores, esses felinos estão sempre preparados para buscar objetos enquanto alguém estiver ali para jogar.

Importante na personalidade do gato Siamês, seu porte e altivez impressionam a todos. Isso porque ele possui pernas longas e elegantes que contrastam perfeitamente com suas patinhas delicadas. Além disso, sua cauda com formato de chicote completa o visual único.



Peso

Peso

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida

Nivel de Fofura

Nivel de Fofura

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO

SE RELACIONA BEM?

com criança
com sua familia humana
com estranhos
com outros pets

Rações para Gato Siamês

Destaques e curiosidades

Introdução

São inúmeras as características que podem ser usadas para descrever o gato Siamês. Entre elas, se destacam a lealdade, o carinho, a intuição e a boa convivência. Por isso, o felino nunca decepciona quando se trata de lidar com sua família humana.

Bastante valorizados pelo rei de Sião (atual Tailândia), o gato Siamês era utilizado como vigia nos palácios. O imperador contava com o bichano posicionado em colunas ao lado do trono dele. Assim, quando alguma pessoa ameaçasse o monarca, o gato pularia em cima dela para imobilizá-lo.

Queridinho da família real, o gato Siamês era protegido por diferentes membros da realeza de Sião. Isso porque muitos acreditavam nas lendas sobre o elegante felino ser capaz de herdar suas almas. Além disso, também confiavam no pet para proteger as joias das princesas do reino.

Famosos como só eles, os gatos siameses já estiverem representados em clássicos, como em A Dama e o Vagabundo. Na trama, a cadela Lady sofre alguns perrengues ao passar alguns dias na casa de dois felinos da raça. No filme, os nomes deles são Si e Am, como uma referência à origem dos bichanos.

Kuvasz guia raças

História do Gato Siamês

Origem

Não se sabe o ano exato em que o gato Siamês surgiu. Isso porque muitas lendas e histórias são conhecidas sobre sua origem. No entanto, a única certeza é sobre o local do seu nascimento dele, no Império de Sião. Conhecido hoje em dia como Tailândia.

Imigração

O Siamês fez uma longa viagem por diferentes países! No século 19, o rei de Sião enviou ao consulado inglês em Bangkok o casal de bichanos Pho e Mia. Os filhotes desses siameses foram importados para a Inglaterra em 1884, além de também terem ido para o Norte da Grã-Bretanha, França e Japão.

Exposição

Após chegarem à Inglaterra, levados pelo cônsul inglês Owen Gould, os gatos siameses foram expostos em um concurso de beleza sediado em Londres. O evento aconteceu no icônico Palácio de Cristal, em 1885. Como eram diferentes de qualquer raça da época, esses felinos receberam uma recepção mista.

Raridade

Mesmo estando entre os favoritos dos Monarcas de Sião, o gato Siamês era raro entre os apaixonados por felinos. No entanto, esse cenário mudou logo após a 2ª Guerra Mundial, quando o pet dessa raça se popularizou e se tornou o número um entre os registros de gatos.

Características físicas

Com tamanho médio e olhos azuis vibrantes, o gato Siamês é branco com manchas pretas na região do rosto, orelhas, patas e cauda. É fácil identificá-lo entre os demais felinos. Afinal, o pet dessa raça possui um corpo longo e elegante. Ele, inclusive, consegue demonstrar poder em certas ocasiões.

Não pense que gato Siamês é peludo. Muito pelo contrário, ele possui uma pelagem curta e brilhante. Outra característica marcante do bichano é sua cabeça cuneiforme. Ela forma um triângulo equilátero composto pelo nariz longo e reto em combinação com as orelhas grandes e pontudas.


Personalidade

Muito afetuoso e amigável, o gato Siamês é o animalzinho perfeito para os tutores que buscam mais interação durante as atividades com o pet. O bichano não tem problemas em conviver com crianças e outros animais de estimação. No entanto, esse amiguinho não gosta de ficar sozinho em casa, por isso, dedique algum tempo para ele.

É um pet que convive super bem em lugares quentes e não vê problemas em socializar. Bastante devotado aos tutores, o gato Siamês é muito inteligente e curioso. Em todo caso, é fundamental dedicar um tempo para entender os instintos naturais do pet.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Com uma pelagem curta e brilhante, o gato Siamês também necessita de alguns cuidados para manter-se bem hidratado e saudável. Para isso, é extremamente importante que os tutores realizem escovações regulares com a ajuda de hidratante e/ou outros produtos que facilitam o desembaraço.

Higienes

O cuidado com a higiene do bichano é uma das principais responsabilidades dos tutores. Por isso, esqueça a lenda de que gatos não gostam de água e ofereça banhos regulares. Na verdade, é bom lembrar que quanto antes o bichano for induzido ao hábito, mais fácil será o processo de adaptação com a água.

Dessa forma, aproveite a pouca idade do gato Siamês filhote para começar a dar banho e limpar suas orelhas, olhos e patinhas. Além disso, leve o bichano ao especialista regularmente e garanta que ele terá um tratamento estético que proporcione o máximo bem-estar a ele.

Cuidados com a saúde do Gato Siamês

Para conviver em harmonia e por muito tempo com seu amiguinho de quatro patas, é essencial estar atento a alguns cuidados importantes. Faça visitas regulares ao médico-veterinário e esteja atento às anormalidades apresentadas no comportamento do gato Siamês.

Além disso, redobre a atenção aos fatores genéticos do seu bichano. Ele, inclusive, tem tendência a desenvolver doenças de fígado, brônquicas e congênitas do coração. Isso sem falar nos riscos causados por impactos dos saltos e corridas nas brincadeiras de felinos.

Cortar unhas

Como um gatinho que adora brincadeiras e momentos de lazer, o gato Siamês pode estender suas garras e, de alguma forma, acabar se machucando,ferindo aos tutores e/ou, ainda, arranhando os móveis da casa.

No entanto, não vale apenas adquirir arranhadores para que ele possa afiar suas garras. Também é importante cuidar das unhas do pet. Por isso, apare-as regularmente e evite acidentes. O ideal é levá-lo ao especialista para que ele possa cortar as unhas do bichano com alicates e tesouras apropriadas.

higiene e limpeza para Gato Siamês


Gato Persa

Para que o bichano esteja sempre bem nutrido e esbanjando saúde, é fundamental oferecer alimentos essenciais para o seu desenvolvimento. Por isso, procure por rações feitas com ingredientes naturais e livre de conservantes e aromas artificiais. Escolha as opções enriquecidas com nutrientes, vitaminas e proteínas importantes.

Além dos cuidados já citados, é extremamente importante manter o acompanhamento com o médico-veterinário. Realize consultas regulares e faça exames preventivos no seu amiguinho de quatro patas. Também é importante seguir todas as orientações do especialista para oferecer uma rotina mais saudável ao pet.

Para completar, essa também é uma excelente forma de manter seu bichano sempre saudável e feliz. As consultas ao veterinário facilitam ainda na hora de manter a cartela de vacinação e administração de vermífugos do animalzinho sempre em dia.

Bastante afetuoso e apegado ao tutor, o filhote de gato Siamês precisa sentir-se seguro ao lado da sua nova família humana. Para isso, os tutores devem estar sempre por perto durante seus primeiros dias de vida. Também devem participar de todas as fases do desenvolvimento e processo de adaptação do gatinho.

Assim, apresente todos os cantos da casa para ele e facilite seu dia a dia deixando seus objetos e acessórios em locais seguros e de fácil acesso. Para completar, aproveite a pouca idade do bichano para ajudá-lo a desenvolver alguns instintos essenciais.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Com muitas lendas e histórias cercando seu surgimento, o gato Siamês é famoso entre os tutores. Isso porque é fácil identificá-lo com seu corpo longo e elegante, coloração mista e olhos azuis vibrantes. No entanto, eles também encantam com sua personalidade dócil e super afetuosa.

Truques

Assim como outros animais domésticos, o bichano também pode encontrar certa dificuldade para aliviar-se em locais adequados. Por isso, busque por produtos como educadores sanitários, ou ainda, consulte especialistas para ajudá-lo a ensinar o bichano a fazer suas necessidades na areia higiênica.

Raças relacionadas

Na Petz tem os melhores produtos para Siamês!

Agora que você já conhece as características e personalidade do gato Siamês, está pronto para adotar seu novo bichano! Antes de levá-lo para casa, porém, aproveite as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e adquira os melhores produtos para ele. Confira!