Sphynx
Um gato curioso, inteligente e amigável!

Informações Gerais

Quem adora animais exóticos e diferentões com certeza tem muitas razões para se identificar com o Sphynx. O famoso gatinho sem pelos conquista cada vez mais tutores em todo o mundo, e por aqui não poderia ser diferente.

Além de sua aparência única e encantadora, esse bichano possui tanta popularidade graças ao seu jeitinho dócil, carinhoso e cheio de companheirismo. Quer saber mais sobre o felino? Acompanhe o guia completo que preparamos sobre a raça!


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Não se deixe enganar pelo semblante sério do gato Sphynx. Ao contrário do que aparenta, o felino é bastante animado, enérgico e também está sempre em busca de atenção. Por isso, saiba que esse bichano de tamanho médio se apega facilmente ao tutor e à sua rotina.

A raça é caracterizada pelo corpinho musculoso, denso e um pouco pesado. Sem os pelos tão comuns entre os felinos, nosso amigo de quatro patas apresenta a pele enrugada. Vale ressaltar que o gateiro que pensa em adotar o pet deve estar preparado para lidar com tanta energia.



Peso

3 a 7kg

Expectativa de Vida

8 a
14 anos

Nivel de Fofura

alto

Característica

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com criança
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para Sphynx

Destaques e curiosidade

Introdução

Quem disse que apenas os bichanos felpudos são fofos? O gato sem pelo está aqui para provar o contrário, e o melhor, nosso querido Sphynx traz diversos fatos curiosos. Confira informações incríveis que separamos sobre a raça e encante-se ainda mais pelo felino!

Os bigodes de gato possuem diversas funções, como o suporte ao equilíbrio e à noção de espaço do animal. Porém, os Sphynx não têm vibrissas. Por já nascerem sem o bigode, eles apresentam outras habilidades e recursos corporais para compensar essa ausência.

Muitos não sabem, mas essa não é a única raça de gato sem pelo. Gatinhos russos como o Peterbald e Donskoy, além do americano Bambino e do Levkoy Ucraniano são exemplos de raças felinas sem pelagem, ou com uma camada bem fina de pelos ao longo do corpo.

A famosa raça de gato sem pelinhos também ganhou muitos fãs ao aparecer nas telonas. O personagem Mr. Bigglesworth, é o Sphynx de estimação do Dr. Evil na série de filmes Austin Powers. O felino também aparece como pet de Rachel em um episódio do seriado Friends.

Sphynx guia raças

História do Sphynx

Origem

Estima-se que a raça Sphynx tenha sido criada em 1966, a partir de uma ninhada com um gato desprovido de pelos, em Ontário, no Canadá. Por se tratar de uma mutação natural, ou seja, sem interferência humana, os criadores decidiram reproduzi-la mais vezes.

Padronização

O processo de reprodução da raça não foi fácil. De todo modo, já na década de 1970, era possível identificar diversos exemplares de gatos sem a pelagem longa. Acredita-se que a raça Devon Rex fez parte dos cruzamentos para obtenção dos padrões.

Nome

Nosso colega foi originalmente nomeado de Prune, por conta de sua aparência e significa ameixa seca em português. A raça também recebeu o nome de Gato Pelado Canadense, mas é oficialmente chamado Sphynx, em referência à antiga imagem egípcia da esfinge.

Reconhecimento

Esse bichano foi aceito para a participação em campeonatos pela Associação Internacional de Gatos (TICA) em 1979. Somente em 2002, os felinos da raça foram liberados para competição na classe Championship da The Cat Fanciers Association (CFA).

Características físicas

Com a pele macia totalmente exposta, esse gatinho conquista qualquer um pela aparência sem igual. De todo modo, é possível encontrar pelinhos nas orelhas, no rabo e na barriga de alguns bichanos. Um fato interessante é que o animal possui uma leve penugem sobre o corpo, porém, é muito difícil visualizar ou senti-la.

As cores e marcações podem variar bastante entre os bichinhos da raça. Além do Sphynx preto e branco, é possível encontrar mascotes com manchas e tonalidades únicas. Não é o máximo?


Personalidade

Decidiu incluir um gato sem pelo filhote ou até mesmo adulto na família? Pois saiba que o pet é um companheiro fiel de seus tutores e família humana. O Sphynx se apega facilmente aos humanos e também tem ótimo convívio com crianças, idosos e outros pets.

Outra característica marcante é que ele busca estar envolvido nas atividades, seguindo o tutor pela casa, além de nunca dispensar colo ou carinho. Por se tratar de um gatinho tão enérgico e apegado, o ideal é criá-lo sempre em ambiente interno.

Saúde e bem-estar

Temperatura

Por não apresentar um longo casaco de pelos à sua disposição, o Sphynx pode enfrentar certo incômodo com dias de baixas temperaturas. Claro que nosso amigão é muito inteligente e vai procurar sempre um local quentinho para fugir do frio.

De todo modo, é válido oferecer sempre algumas alternativas aconchegantes para o bichano se proteger de temperaturas muito frias. O uso de caminhas, casinhas e até mesmo roupinhas para felinos faz toda a diferença no bem-estar do seu gatinho de estimação!

Higiene

Outro ponto super importante é a higiene. Isso porque o felino apresenta uma pele bastante oleosa, que necessita de cuidados especiais do tutor. O pet da raça deve ser banhado regularmente a fim de evitar a oleosidade e problemas dermatológicos.

Uma boa dica para os gateiros de plantão é conversar com o médico-veterinário do animal sobre os artigos de higiene e limpeza mais adequados ao pet. O especialista pode indicar shampoos e outros produtos para cuidados com Sphynx.

Cuidados com a saúde do Sphynx

Mesmo que tenha passado por muitas mutações genéticas ao longo do processo de obtenção da raça, o Sphynx possui uma resistência exemplar. O animal conta com poucos problemas hereditários, por isso, não é tão propenso a doenças.

Contudo, isso não significa que o tutor não deva cuidar da saúde do Sphynx, com destaque para precauções dermatológicas. Além da preocupação com a oleosidade, é importante proteger a pele do animal de queimaduras solares.

Corte das unhas

Como dissemos, esse é um gatinho animado para brincadeiras e atividades físicas. Por isso, as unhas do felino costumam ser desgastadas de forma natural. Porém, caso o seu mascote esteja com as unhas muito longas, é necessário apará-las corretamente.

Para esse cuidado, utilize um alicate feito especialmente para as unhas de felinos, sempre com muito cuidado e carinho. Se preferir, você pode solicitar esse e outros serviços de higiene e bem-estar para o seu amiguinho em uma unidade de atendimento da Petz!

higiene e limpeza para Sphynx


Sphynx

A nutrição é um fator importante na vida de qualquer pet. Portanto, a escolha da ração de gato ideal para o bichinho faz toda a diferença. Consulte o veterinário do seu companheiro de quatro patas e defina a dieta mais adequada para o dia a dia dele.

Um tutor responsável sabe o quanto é importante levar seu gato ao veterinário para check-ups de rotina. Os acompanhamentos profissionais facilitam o diagnóstico precoce de problemas de saúde, além de facilitar os tratamentos.

Além do mais, as consultas regulares devem ser realizadas desde a fase filhote do Sphynx. Assim, você acostuma o felino a esse hábito tão importante, e ainda garante um crescimento mais saudável e feliz ao pet.

Pronto para receber um filhote de gato sem pelo? A chegada de um animal de estimação é sempre a maior alegria. Contudo, é fundamental que o tutor se prepare para receber bem o novo integrante da família, adaptando a casa contra possíveis acidentes, e ajustando sua rotina às necessidades do mascote.

Vale ressaltar que todo filhotinho deve ser adotado com a carteira de vacinação atualizada, além de ter passado por processos importantes de vermifugação. A preparação não termina por aí, lembre-se também de preparar um enxoval para o gatinho, com caminha, comida e brinquedinhos especiais, que você encontra aqui, em nosso site!

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Amável e bastante esperto, o Sphynx é um excelente bichinho de estimação. No entanto, como todo pet, ele precisa ser adestrado desde pequeno. A boa notícia é que esse bichinho pode ser facilmente ensinado, ainda mais se estiver sempre na companhia do tutor.

Truques

Se você deseja que seu gatinho aprenda a fazer as necessidades em locais apropriados, lembre-se de começar o adestramento quanto antes. Utilize brinquedinhos interativos e educadores sanitários feitos especialmente para caixas de areia.

Raças relacionadas

Adquira tudo para o seu querido gatinho Sphynx aqui na Petz!

Não é incrível poder conhecer tantos detalhes sobre o famoso gato Sphynx? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz é assim, você fica por dentro de um guia completo sobre o felino e ainda pode comprar tudo o que precisa para adotar o seu mascote. Aproveite nossas ofertas e variedades!